quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O surpreendente Guepardo robô que salta obstáculos

A evolução da tecnologia contribui de diversas formas para a humanidade. Cada dia surgem novas invenções capazes de surpreender até mesmo os mais otimistas. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, nos EUA) construíram guepardos robóticos que podem ver e saltar sobre obstáculos de forma autônoma e com perfeição.

Para obter um salto com corrida, o robô age de forma semelhante ao corredor humano: conforme detecta um obstáculo se aproximando, estima a altura e a distância do objeto. O robô, então, mede a melhor posição para saltar e ajusta seu passo para pousar um pouco abaixo do obstáculo, antes de exercer força suficiente para se empurrar para cima e pular sobre ele.
Com base na altura do obstáculo, o robô, em seguida, aplica uma certa quantidade de força para pousar com segurança, antes de retomar seu ritmo inicial.
Em experimentos com uma esteira em uma pista coberta, o robô, também chamado de chita foi muito bem com os obstáculos de até 45 cm de altura e atingiu uma velocidade média de corrida de 8 km/h.

Veja o vídeo, é realmente impressionante!


O que achou? Comente!

0 comentários:

Postar um comentário