quinta-feira, 12 de novembro de 2015

IMPRESSIONANTE: Fungo transforma formigas em zumbis


O mundo animal é realmente surpreendente, a descoberta da vez é que um fungo chamado Ophiocordyceps Unilateralis está transformando seus hospedeiros em zumbis. Uma história como essa aparece, inclusive, no game "The Last Of Us", porém, no jogo, ele infecta os seres humanos.
O fungo tem duas formas de ataque:
Ele utiliza seu hospedeiro como fonte de alimentação; E prejudica seu sistema nervoso para “assumir o controle”. O resultado é extremamente assustador: A formiga é obrigada a caminhar em uma direção e fria e úmida – o ambiente perfeito para a reprodução do fungo.
Isto ocorre pois o fungo utiliza seu hospedeiro como uma extensão do seu corpo, e isto torna fácil a identificação da formiga infectada, mudando totalmente seu comportamento em relação as demais. Ele transforma as formigas em zumbis.
As formigas são contaminadas por esporos do fungo. E estes esporos germinam e penetram no corpo da formiga infectando o hospedeiro completamente, afetando seu sistema nervoso. Dentro de alguns dias a formiga estará morta e uma espécie de haste surgirá em sua cabeça, pronta para liberar mais esporos e infectar mais insetos.

Impressionante, não é mesmo? Confira no vídeo abaixo como tudo isso, de fato, acontece e deixe sua opinião nos comentários:


0 comentários:

Postar um comentário